Portugal NáuticoPortugal Náutico

Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 ... 10
1
Artigo do IPMA selecionado para Cover story de newsletter de revista científica

O artigo científico intitulado Damaging Convective and Non-Convective Winds in Southwestern Iberia during Windstorm Xola, recentemente publicado na revista Atmosphere (MDPI), resultou da cooperação entre as divisões de Previsão Meteorológica e Vigilância (DivMV) e de Meteorologia Aeronáutica (DivMA). Este artigo foi selecionado pela revista Atmosphere para Cover story da Edição de Julho de 2020.  



O trabalho visa contribuir para o conhecimento das caraterísticas de fenómenos de vento forte especificamente associados às chamadas tempestades de vento. Em 23/dez/2009 o território continental foi afetado por uma destas tempestades, em particular no Algarve e na região Oeste. Na primeira região, os ventos fortes foram causados por um mesovórtice (vórtice atmosférico com rotação organizada e escala horizontal da ordem de 5-15km, associado a trovoada) embebido numa perturbação frontal. Na região do Oeste, a destruição massiva de diversas estruturas esteve associada a uma corrente de jato descendente, denominada de Sting Jet (SJ).



Este artigo, para além de constituir o primeiro trabalho em que se documenta a comprovada ocorrência de um SJ a sul do paralelo 40°N mostra, também, que a fenomenologia envolvida manifestou aspetos distintos daqueles que têm sido associados pela comunidade científica a diversos casos de SJ observados no norte e centro do continente europeu. Aguarda-se que o reconhecimento destas especificidades possa contribuir, do ponto de vista operacional, para melhorar a previsão meteorológica de prazo imediato e muito curto prazo (previsão de Nowcasting) destes fenómenos.


Link da cover story:



https://www.mdpi.com/2073-4433/11/7?utm_campaign=releaseissue_atmosphere&utm_medium=email&utm_source=releaseissue&utm_term=coverlink


 



Link do artigo:



https://www.mdpi.com/2073-4433/11/7/692






Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2020-08-14 09:00:00
2
Meteorologia / [IPMA] Nova estação meteorológica na Ilha das Flores
« Última mensagem por Informadora em Ontem às 10:00:08 »
Nova estação meteorológica na Ilha das Flores

No âmbito do reforço dos sistemas de observação meteorológica em  Portugal foi instalada uma estação meteorológica automática na Fajã  Grande, Flores, cujas observações irão contribuir directamente para uma  melhoria da capacidade do IPMA na componente da observação meteorológica  de superfície, particularmente no Grupo Ocidental dos Açores.


De referir que a instalação desta estação meteorológica irá igualmente complementar o novo radar de Santa Bárbara, na Ilha Terceira, cuja instalação está neste momento a decorrer.


A estação meteorológica entrou em exploração, em regime experimental, em  7/08/2020, sendo possível, desde já, aceder aos dados resultantes do  programa de observação meteorológica implementado.


É importante referir que esta atividade teve o apoio da Câmara Municipal  das Lajes das Flores e a Junta de Freguesia da Fajã Grande, pelo que  expressamos um agradecimento especial aos seus Presidentes e à restante  equipa autárquica que directamente tornou possível esta instalação, de  grande relevância para a região.


 


 





Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2020-08-13 19:01:00
3
Meteorologia / [IPMA] Nova estação meteorológica na Ilha das Flores
« Última mensagem por Informadora em Agosto 13, 2020, 19:46:07 »
Nova estação meteorológica na Ilha das Flores

No âmbito do reforço dos sistemas de observação meteorológica em  Portugal foi instalada uma estação meteorológica automática na Fajã  Grande, Flores, cujas observações irão contribuir directamente para uma  melhoria da capacidade do IPMA na componente da observação meteorológica  de superfície, particularmente no Grupo Ocidental dos Açores.


De referir que a instalação desta estação meteorológica irá igualmente complementar o novo radar de Santa Bárbara, na Ilha Terceira, cuja instalação está neste momento a decorrer.


A estação meteorológica entrou em exploração, em regime experimental, em  7/08/2020, sendo possível, desde já, aceder aos dados resultantes do  programa de observação meteorológica implementado.


É importante referir que esta atividade teve o apoio da Câmara Municipal  de Santa Cruz das Flores e a Junta de Freguesia da Fajã Grande, pelo que  expressamos um agradecimento especial aos seus Presidentes e à restante  equipa autárquica que directamente tornou possível esta instalação, de  grande relevância para a região.


 


 





Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2020-08-13 19:01:00
4
Recentes ocorrências de Veleiro (Velella velella) em águas Portuguesas

Ao longo do dia de ontem, 12 de Agosto de 2020, e de hoje, recebemos avistamentos da espécie Velella velella (Veleiro) nas seguintes praias:


    • Praia de S. Martinho do Porto (Leiria)

    • Praias da Consolação (Peniche, Leiria)

    • Praia de Super Tubos (Peniche, Leiria)

    • Praia de S. Julião (Ericeira, Lisboa)

    • Praia Azul (Torres Vedras, Lisboa)

    • Praia do Mirante (Torres Vedras, Lisboa)

    • Praia da Foz do Sizandro (Torres Vedras, Lisboa)

    • Praia Grande (Sintra, Lisboa)

    • Praia das Maçãs (Sintra, Lisboa)

    • Praia das Azenhas do Mar (Sintra, Lisboa)

    • Praia do Magoito (Sintra, Lisboa)

    • Praia de Carcavelos (Cascais, Lisboa)

    • Praia da Riviera (Almada, Setúbal)

    • Praia da Fonte da Telha (Almada, Setúbal)

    • Praia da Carrapateira (Aljezur, Faro)

    • Praia de Monte Gordo (Vila Real de Santo António, Faro)


Aproveitamos para recordar que esta espécie é considerada como ligeiramente urticante mas não representa grande perigo para os banhistas. No caso de contacto com os seus tentáculos e sentir uma pequena picada deverá lavar a zona afetada com água do mar e aplicar gelo ou bicarbonato de sódio, para amortecer o efeito do veneno. No caso de provocar alergia ligeira deverá consultar o seu médico ou farmacêutico.


A informação destas ocorrências é muito importante para o estudo das espécies. Por isso, considere enviar os seus avistamentos e caso haja alguma reação adversa maior, por favor informe o GelAvista.


Contamos com a colaboração de todos os cidadãos com o envio de informação de avistamentos) através da aplicação, disponível para sistemas Android e iOS, ou para plancton@ipma.pt.





Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2020-08-13 14:01:00
5
Barcos (fórum geral) / Re: Motor yamaha autolube 80cv
« Última mensagem por Tiago_107 em Agosto 12, 2020, 10:10:00 »
Boas na minha modesta opinião eu nunca confiei no autolube... É um sistema que pode falhar e se falhar os danos sao imensos se fizeres a mistura antecipadamente e ate podes colocar um bocadinho a mais de oleo (vai fazer mais fumo e pode tornar o arranque mais difícil) mas acho que salvaguardad a duração do motor... Por outro lado conheço malta que confia nos sistemas de autolube à anos e nunca teve problema....
6
Meteorologia / [IPMA] Ocorrência de Velella velella na costa Portuguesa
« Última mensagem por Informadora em Agosto 11, 2020, 18:58:07 »
Ocorrência de Velella velella na costa Portuguesa

A espécie Velella velella (Veleiro) está de momento a ocorrer em pequenas quantidades por toda a costa Oeste Portuguesa, incluindo em algumas ilhas dos Açores.


Trata-se de uma espécie de ocorrência comum e os seus tentáculos são pequenos e ligeiramente urticantes, sendo aconselhável evitar o contacto direto com os mesmos de forma a evitar potenciais reações alérgicas, em caso de maior sensibilidade. Não havendo evidências de queimaduras ou problemas de saúde associados, é considerada inofensiva.


Contudo, caso tenha estado em contacto com as mesmas e tenha sido picado, aplique bandas de gelo e se possível bicarbonato de sódio. A informação destas ocorrências é muito importante para o estudo das espécies, e como tal, caso haja alguma reação adversa maior, por favor entre em contacto com o GelAvista.




Contamos com a colaboração de todos os cidadãos com o envio de informação de avistamentos (data, local, número de organismos e fotografia, se possível) através da aplicação, disponível para sistemas Android e iOS, ou para plancton@ipma.pt.


A equipa do GelAvista encontra-se disponível para qualquer esclarecimento adicional.





Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2020-08-11 09:01:00
7
Meteorologia / [IPMA] Julho extremamente quente em Portugal continental
« Última mensagem por Informadora em Agosto 07, 2020, 14:19:08 »
Julho extremamente quente em Portugal continental

Julho de 2020 foi o mais quente dos últimos 90 anos (desde 1931).



O valor médio da temperatura média do ar, 25.08 °C, foi muito superior ao normal, +2.91 °C (Figura 1).



O valor médio da temperatura máxima do ar, 33.34 °C, foi o mais alto desde 1931, com uma anomalia de +4.61°C. O valor médio da temperatura mínima do ar, 16.83 °C, com uma anomalia de +1.21°C foi o 5º mais alto desde 1931.



Durante o mês os valores de temperatura (média e máxima) do ar foram quase sempre superiores ao normal, destacando-se os dias 05 a 07, 16 e 17 com um valor médio da temperatura máxima do ar no continente superior a 35 °C. Também a temperatura mínima do ar foi quase sempre superior ao valor normal mensal, destacando-se o dia 17, com um valor médio da temperatura mínima no continente próximo de 20 °C.



Durante o mês ocorreram 3 períodos com onda de calor: 4 a 13 que abrangeu as regiões do interior Norte e Centro; 9 a 18 nas regiões do interior Norte, Centro e Sul; 25 a 31 em especial no interior Norte.



De referir que este mês de julho extremamente quente contribuiu para que o período de janeiro a julho de 2020 fosse o mais quente dos últimos 90 anos. Os 3 períodos janeiro- julho mais quentes:

?janeiro- julho 2020: temperatura média, 15.96 °C, + 1.51 °C/normal

?janeiro- julho 2017: temperatura média, 15.90 °C, + 1.44 °C/normal

?janeiro- julho 1997: temperatura média, 15.77 °C, + 1.31 °C/normal



O valor médio da quantidade de precipitação em julho, 4.0 mm, corresponde a 30 % do valor normal.

Durante o mês verificaram-se condições de instabilidade atmosférica em alguns locais do Centro e Sul do território que originaram a ocorrência de aguaceiros, que foram localmente fortes, por vezes de granizo e acompanhados de trovoada



Verificou-se um aumento da área em seca meteorológica no território do continente, sendo de realçar as regiões do Baixo Alentejo e Algarve com um aumento de intensidade (classe de seca moderada, pontualmente severa). A distribuição percentual por classes do índice PDSI no território é a seguinte:

8.4 % normal, 71.4 % seca fraca, 19.9 % seca moderada e 0.3 % seca severa.





Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2020-08-07 09:01:00
8
Meteorologia / [IPMA] EMSO-PT: Primeiros testes realizados com perfilador de superfície
« Última mensagem por Informadora em Agosto 07, 2020, 13:18:07 »
EMSO-PT: Primeiros testes realizados com perfilador de superfície

O primeiro componente que integra a estação de Cádiz da iniciativa EMSO-PT foi testado com sucesso ao largo da costa de Olhão, Algarve. Os testes foram realizados no navio de investigação NI Diplodus, do IPMA, e realizados pelo Centro de Ciências do Mar (CCMar), membro do consórcio EMSO-PT. Paulo Relvas do CCMar e o investigador Carlos Sousa, foram os responsáveis pelos testes realizados.


O equipamento é composto por um perfilador de água, "Wirewalker", que se desloca ao longo da coluna de água para recolha de medições de um conjunto de parâmetros. O perfilador mede a temperatura, salinidade, turbidez, oxigénio dissolvido e clorofila A até 150 m de profundidade e é o primeiro equipamento deste género a ser instalado na costa portuguesa até ao final do corrente ano.





Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2020-08-07 09:00:00
9
Meteorologia / [IPMA] Primeiros testes realizados com perfilador de superfície
« Última mensagem por Informadora em Agosto 07, 2020, 12:17:08 »
Primeiros testes realizados com perfilador de superfície

O primeiro componente que integra a estação de Cádiz da iniciativa EMSO-PT foi testado com sucesso ao largo da costa de Olhão, Algarve. Os testes foram realizados no navio de investigação NI Diplodus, do IPMA, e realizados pelo Centro de Ciências do Mar (CCMar), membro do consórcio EMSO-PT. Paulo Relvas do CCMar e o investigador Carlos Sousa, foram os responsáveis pelos testes realizados.


O equipamento é composto por um perfilador de água, "Wirewalker", que se desloca ao longo da coluna de água para recolha de medições de um conjunto de parâmetros. O perfilador mede a temperatura, salinidade, turbidez, oxigénio dissolvido e clorofila A até 150 m de profundidade e é o primeiro equipamento deste género a ser instalado na costa portuguesa até ao final do corrente ano.





Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2020-08-07 09:00:00
10
Meteorologia / [IPMA] Aviso de Sismo Sentido no Continente 04-08-2020 19:03
« Última mensagem por Informadora em Agosto 04, 2020, 22:31:01 »
Aviso de Sismo Sentido no Continente  04-08-2020  19:03

                                       
Informação  Sismológica
Titulo: Aviso de Sismo Sentido no Continente  04-08-2020  19:03

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 04-08-2020 pelas 19:03 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.9 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 70 km a Sul-Sudoeste de Albufeira.
Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Albufeira, Faro, Lagoa, Loulé e foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Olhão, São Brás de Alportel.
Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de proteção civil. Toda e qualquer utilização do conteúdo deste comunicado deverá sempre fazer referência à fonte.

Data de Edição: Ter, 04 Ago 2020 20:25:37




Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2020-08-04 20:25:37
Páginas: [1] 2 3 ... 10