Meteorologia / [IPMA] Campanha Rastreio de Sardinha
« Última mensagem por Informadora em Março 20, 2023, 16:58:03 »Está no mar a campanha de investigação PELAGO23, que reune uma equipa multidisciplinar de cientistas estudam o ecossistema pelágico da costa continental Portuguesa e no Golfo da Cádis.
Esta campanha realiza-se anualmente na primavera, na plataforma continental portuguesa e no Golfo de Cádis, para determinar a abundância e distribuição espacial dos peixes pelágicos costeiros e avaliar o estado dos stocks e análise de fatores ambientais que influenciam a sua sobrevivência, contribuindo para a sustentabilidade da pesca do cerco numa abordagem ecossistémica às pescas.
O stock Ibérico da sardinha tem vindo a recuperar dos mínimos históricos observados na última década e a biomassa do stock nos últimos dois anos encontra-se acima dos pontos biológicos de referência. As duas componentes do stock sul de biqueirão têm demonstrado tendências opostas. Enquanto a componente oeste (costa oeste da Península Ibérica) apresenta uma tendência crescente de biomassa, com máximo histórico em 2022; a componente sul (Algarve e Golfo de Cádis) teve no mesmo ano um decréscimo significativo na biomassa, estando abaixo dos pontos biológicos de referência.
A bordo do navio oceanográfico Miguel Oliver, a equipa multidisciplinar de técnicos e cientistas de Portugal, Espanha e Japão, coordenada pelo IPMA, trabalha diariamente na observação dos ecogramas da sonda acústica, na recolha de informação sobre a biodiversidade e parâmetros biológicos das principais espécies e na amostragem de ovos e larvas de peixe
Pode encontrar mais informação sobre as campanhas PELAGO no link abaixo (Relatórios de Campanha).
Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2023-03-20 05:00:00