Portugal NáuticoPortugal Náutico

Mensagens recentes

Páginas: 1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 10
41
Meteorologia / [IPMA] As Ciências do Oceano
« Última mensagem por Informadora em Abril 05, 2024, 12:28:03 »
As Ciências do Oceano

A cidade de Nova Orleães, localizada no estado da Louisiana, nos Estados Unidos, não é apenas conhecida pela riqueza da sua cultura, música e gastronomia, mas também pelos eventos científicos, que têm lugar no Ernest N. Morial Convention Center. A Reunião de Ciências do Oceano, que ocorre a cada dois anos, é co-patrocinada pela União Geofísica Americana (AGU), pela Associação para as Ciências da Limnologia e Oceanografia (ASLO) e pela Sociedade de Oceanografia (TOS) e, junta a comunidade oceanográfica mundial para compartilhar descobertas e mostrar o impacto da oceanografia mundialmente. Este ano, ocorreu em Nova Orleães, entre 18 e 23 de Fevereiro de 2024, juntando cerca de 6000 oceanógrafos de 75 países. O IPMA esteve representado pelo investigador A. Miguel Santos, que foi um dos co-organizadores e moderador da sessão “OT53A. Democratizing Ocean Observation via Cost-Effective Fishing Vessel–Based Integrated and Other Approaches to Ocean Data Collection”, que contou com 11 comunicações orais e 7 posters. O mesmo investigador apresentou o poster intitulado “OBSERVA.PT - The Portuguese autonomous ocean observing system” e co-autor de “The Fishing Vessel ocean Observing Network (FVON): Collaborative Observations to Fill Key Data Gaps for a Sustainable and Climate Resilient Oceans and Coasts”. A próxima Reunião de Ciências do Oceano terá lugar em Glasgow, Escócia, entre 22 e 27 de Fevereiro de 2026.





Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2024-04-05 06:00:00
42
Meteorologia / [IPMA] Tornados, 28 de março
« Última mensagem por Informadora em Abril 04, 2024, 19:11:03 »
Tornados, 28 de março

No passado dia 28 de março o bordo sul da depressão “Nelson”, com ondulações frontais associadas, afetava o território do continente, promovendo, a partir da manhã, um fluxo de oes-sudoeste moderado a forte sobre o território (figura 1). Nas regiões do centro e do sul, à passagem de uma ondulação frontal de noroeste para sueste, encontravam-se reunidos os ingredientes necessários à formação de nuvens com desenvolvimento vertical, por vezes com natureza de supercélula (SC). Estas perturbações são caraterizadas pela presença de um mesociclone (MC), que corresponde a um movimento de rotação na nuvem, organizado, mas que se estabelece apenas em altitude. Só em condições muito particulares é possível a formação de um tornado, a partir do referido MC. Tornado implica, por definição, a presença de um vórtice em contacto com a superfície. O ambiente atmosférico ao final da manhã e tarde deste dia era, igualmente, caraterizado por um escoamento muito forte aos vários níveis, em que células convectivas coexistiam, por vezes, com bolsas de ar relativamente mais seco. Nestas condições é favorecido o transporte, vertical, de parcelas de ar com momento linear de grande magnitude, de modo que as correntes de ar associadas à precipitação, podiam causar a ocorrência de rajadas muito fortes de vento, em níveis baixos. Estes fenómenos, denominados por rajadas convectivas são, em geral, muito repentinos e localizados.

Durante a tarde deste dia foram reportados episódios de vento e precipitação forte, em diversos locais da área metropolitana de Lisboa e do sul do território do continente. A maior parte destes episódios de vento forte terá estado associada a rajadas convectivas. Alguma da documentação consultada permite concluir que, por vezes, a magnitude das rajadas terá excedido os 100 km/h.

Sobre o rio Tejo foi observado um vórtice de tornado, ao início da tarde. Na figura 2 é possível seguir o padrão de dipolo na velocidade Doppler correspondente à SC que veio a produzir o fenómeno. Pelas 13:57 UTC (UTC = hora local nesta data) a SC situava-se a oeste da foz do rio Tejo (figura 2a). Com uma advecção de 23 m/s (83 km/h) na direção es-nordeste, a SC cruzou todo o sul da cidade de Lisboa, entre a zona de Belém (figura 2b) e a zona oriental da cidade (figura 2c), onde se situava pelas 14:17 UTC, já próximo da Ponte Vasco da Gama. Dez minutos após, a assinatura do dipolo era ainda perfeitamente visível, encontrando-se a SC já sobre os terrenos sedimentares do estuário do Tejo (figura 2d). Pela análise dos elementos disponíveis até ao momento, o tornado ter-se á iniciado sobre a água do estuário, provavelmente já a este da Ponte Vasco da Gama, no período compreendido entre as 14:21 e as 14:24 UTC. Não são conhecidos efeitos de destruição associados ao tornado, pelo que não é possível estimar a sua intensidade.

Para o final da tarde, no Barlavento algarvio, foi reportado um episódio de vento forte em Benaciate (freguesia de S. Bartolomeu de Messines, concelho de Silves). Pela análise das observações com radar, documentação e relatos, confirmou-se que a ocorrência esteve associada a um tornado. Na figura 3 pode seguir-se a evolução da SC que gerou o fenómeno. Pelas 17:07 UTC a SC situava-se ainda sobre o mar (figura 3a), localizando-se nas proximidades de Lagoa (concelho de Lagoa) dez minutos após (figura 3b). Com uma advecção de 22,5 m/s (81 km/h) na direção es-nordeste, pelas 17:27 UTC esta SC situava-se próximo do local de onde foi reportada a ocorrência (figura 3c) e, dez minutos mais tarde, já se encontrava após a auto-estrada A2 (figura 3d). Este tornado destruiu duas casas pré-fabricadas, danificou outras habitações e causou a queda de árvores de grande porte que danificaram viaturas, a queda de postes de telecomunicações e de energia. Ignora-se a extensão e largura do trajeto de destruição deste fenómeno.

Uma análise preliminar dos efeitos da destruição reportada no local, aponta para que o fenómeno tenha alcançado uma intensidade de, pelo menos, F1/T2 (escala clássica de Fujita/escala de Torro), correspondendo a vento na gama 33-41 m/s, ou seja, 119-148 km/h (rajada, média de 3s). Estes valores devem ser considerados como provisórios, podendo vir a ser confirmados ou alterados proximamente.





Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2024-04-04 09:00:00
43
Aviso de Sismo Sentido no Arquipélago dos Açores  04-04-2024  14:50

                                       
Informação  Sismológica
Titulo: Aviso de Sismo Sentido no Arquipélago dos Açores  04-04-2024  14:50

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 04-04-2024 pelas 14:50 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 2.8 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 4 km a Este da Serreta (Terceira).
Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na freguesia de Biscoitos [Terceira].
Foi ainda sentido com menor intensidade nas freguesias de São Pedro e Terra Chã [Terceira].

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de proteção civil. Toda e qualquer utilização do conteúdo deste comunicado deverá sempre fazer referência à fonte.

Data de Edição: Qui, 04 Abr 2024 15:06:41




Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2024-04-04 15:06:41
44
Meteorologia / [IPMA] Depressão OLIVIA - Açores - Comunicado nº1
« Última mensagem por Informadora em Abril 04, 2024, 17:09:02 »
Depressão OLIVIA - Açores - Comunicado nº1

                                         
Informação  Meteorológica
Comunicado válido entre 2024-04-02 11:36 e 2024-04-04 23:59

Titulo: Depressão OLIVIA - Açores - Comunicado nº1

A depressão OLIVIA, com um sistema frontal associado, nomeada hoje (02/04/2024) pelo IPMA?Delegação Regional dos Açores, encontrar-se-á, às 15 UTC de quarta-feira (03 de abril), centrada a 40.76º N 32.8º W, ou seja, a cerca de 190 km a noroeste (NW) do Corvo, com uma pressão no seu centro de 984 hPa.
Prevê-se que, a depressão OLIVIA provoque um aumento significativo da intensidade do vento, com rajadas que poderão atingir os 110 km/h no Grupo Ocidental e os 100 km/h no Grupo Central.
Associada a esta situação meteorológica deverá ocorrer precipitação por vezes Forte, mais frequente nas ilhas dos Grupos Ocidental e Central.
Espera-se que a agitação marítima aumente, com ondas que poderão chegar de altura significativa aos 7 metros no Grupo Ocidental, e aos 6 metros no Grupo Central.
A superfície frontal fria associada a esta depressão provocará também um aumento da intensidade do vento no Grupo Oriental, com rajadas que poderão atingir os 80 km/h, períodos de chuva e ondas com altura significativa até 5 metros.
A influência desta depressão OLIVIA deverá começar a sentir-se a partir de amanhã, dia 03 de abril (quarta-feira).
Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação meteorológica através da página do IPMA (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).

Data de Edição: Ter, 02 Abr 2024 11:36:26




Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2024-04-02 11:36:26
45
Meteorologia / [IPMA] Depressão OLIVIA - Açores - Comunicado nº1
« Última mensagem por Informadora em Abril 02, 2024, 13:18:03 »
Depressão OLIVIA - Açores - Comunicado nº1

                                         
Informação  Meteorológica
Comunicado válido entre 2024-04-02 11:36 e 2024-04-04 23:59

Titulo: Depressão OLIVIA - Açores - Comunicado nº1

A depressão OLIVIA, com um sistema frontal associado, nomeada hoje (02/04/2024) pelo IPMA?Delegação Regional dos Açores, encontrar-se-á, às 15 UTC de quarta-feira (03 de abril), centrada a 40.76º N 32.8º W, ou seja, a cerca de 190 km a noroeste (NW) do Corvo, com uma pressão no seu centro de 984 hPa.
Prevê-se que, a depressão OLIVIA provoque um aumento significativo da intensidade do vento, com rajadas que poderão atingir os 110 km/h no Grupo Ocidental e os 100 km/h no Grupo Central.
Associada a esta situação meteorológica deverá ocorrer precipitação por vezes Forte, mais frequente nas ilhas dos Grupos Ocidental e Central.
Espera-se que a agitação marítima aumente, com ondas que poderão chegar de altura significativa aos 7 metros no Grupo Ocidental, e aos 6 metros no Grupo Central.
A superfície frontal fria associada a esta depressão provocará também um aumento da intensidade do vento no Grupo Oriental, com rajadas que poderão atingir os 80 km/h, períodos de chuva e ondas com altura significativa até 5 metros.
A influência desta depressão OLIVIA deverá começar a sentir-se a partir de amanhã, dia 03 de abril (quarta-feira).
Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação meteorológica através da página do IPMA (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).

Data de Edição: Ter, 02 Abr 2024 11:36:26




Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2024-04-02 11:36:26
46
Meteorologia / [IPMA] Aviso de Sismo no Arquipélago dos Açores 31-03-2024 22:56
« Última mensagem por Informadora em Abril 02, 2024, 13:18:02 »
Aviso de Sismo no Arquipélago dos Açores  31-03-2024  22:56

                                       
Informação  Sismológica
Titulo: Aviso de Sismo no Arquipélago dos Açores  31-03-2024  22:56

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 31-03-2024 pelas 22:56 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 2.8 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 14 km a Sul de Faial da Terra (S. Miguel).

Até à  elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.




A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de proteção civil. Toda e qualquer utilização do conteúdo deste comunicado deverá sempre fazer referência à fonte.

Data de Edição: Dom, 31 Mar 2024 23:00:08




Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2024-03-31 23:00:08
47
Meteorologia / [IPMA] Surf pela Inclusão na Ericeira
« Última mensagem por Informadora em Abril 01, 2024, 13:56:03 »
Surf pela Inclusão na Ericeira

 Ericeira é uma vila costeira situada no município de Mafra, em Portugal. Localizada a cerca de 35 Km a noroeste de Lisboa, Ericeira é conhecida por suas belas praias, excelente surf e atmosfera tranquila, mas não só porque os ouriços estão na base do seu nome. Este vem do latim Ericiaria, o lugar onde abundam ouriços. Surfing4Inclusion é um movimento relacionado ao surf que busca promover a inclusão de pessoas de diversas habilidades, experiências e condições, destacando o potencial do surf como uma atividade acessível e inclusiva para todos. O Economista Miguel Toscano, Presidente do Clube de Surf da Ericeira, visitou o IPMA no passado dia 20 de Março de 2024 e ofereceu ao IPMA, na pessoa da Diretora do Departamento do Mar e dos Recursos Marinhos, Doutora Ivone Figueiredo, um Uni (nome japonês para ouriço-do-mar) da autoria do artista e surfista Paulo Reis, mas produzidos por pessoas com deficiências no âmbito do projeto Surfing4Inclusion. Este é um projeto de inovação desportiva e social baseado no modelo de desenvolvimento sustentável do Ericeira Surf Clube em que no centro deste processo estão as pessoas com deficiência, com especial enfoque na deficiência visual, motora e cognitiva.





Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2024-04-01 09:00:00
48
Meteorologia / [IPMA] Aviso de Sismo no Arquipélago dos Açores 31-03-2024 22:56
« Última mensagem por Informadora em Abril 01, 2024, 00:44:03 »
Aviso de Sismo no Arquipélago dos Açores  31-03-2024  22:56

                                       
Informação  Sismológica
Titulo: Aviso de Sismo no Arquipélago dos Açores  31-03-2024  22:56

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 31-03-2024 pelas 22:56 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 2.8 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 14 km a Sul de Faial da Terra (S. Miguel).

Até à  elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.




A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de proteção civil. Toda e qualquer utilização do conteúdo deste comunicado deverá sempre fazer referência à fonte.

Data de Edição: Dom, 31 Mar 2024 23:00:08




Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2024-03-31 23:00:08
49
Aviso de Sismo Sentido no Arquipélago dos Açores  31-03-2024  16:25

                                       
Informação  Sismológica
Titulo: Aviso de Sismo Sentido no Arquipélago dos Açores  31-03-2024  16:25

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 31-03-2024 pelas 16:25 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 3.0 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 4 km a Este da Serreta (Terceira).
Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na Terra Chã (Angra do Heroísmo).
Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de proteção civil. Toda e qualquer utilização do conteúdo deste comunicado deverá sempre fazer referência à fonte.

Data de Edição: Dom, 31 Mar 2024 16:43:26




Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2024-03-31 16:43:26
50
Aviso de Sismo Sentido no Arquipélago dos Açores  31-03-2024  16:25

                                       
Informação  Sismológica
Titulo: Aviso de Sismo Sentido no Arquipélago dos Açores  31-03-2024  16:25

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 31-03-2024 pelas 16:25 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 3.0 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 4 km a Este da Serreta (Terceira).
Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na Terra Chã (Angra do Heroísmo).
Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de proteção civil. Toda e qualquer utilização do conteúdo deste comunicado deverá sempre fazer referência à fonte.

Data de Edição: Dom, 31 Mar 2024 16:43:26




Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2024-03-31 16:43:26
Páginas: 1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 10