Notícias / [NoticiasMar] For-Mar inicia ciclo de visitas ao Porto de Setúbal do ano de 2023
« Última mensagem por Informadora em Fevereiro 14, 2023, 10:21:07 »Fonte: www.noticiasdomar.pt
Publicada na fonte em: 2023-02-14 09:59:12
Teresa Bonvalot concluiu, esta segunda-feira, a participação na segunda etapa do Circuito Mundial de Surf da World Surf League com um 17.º posto final, depois de não ter passado qualquer ronda em Sunset Beach. Após ter conseguido o 9.º posto em Pipeline, a campeã nacional despediu-se do Havai com uma derrota nas repescagens.
Foi publicado recentemente o Boletim Climatológico de janeiro de 2023 da Região Autónoma (RA) dos Açores.
Resumo
No mês de janeiro, a região dos Açores apresentava uma anomalia positiva do campo médio da pressão atmosférica à superfície de 6,0 a 8,0 hPa, inserindo-se numa área mais vasta que se estendia para noroeste até cerca de 60° de latitude.
A anomalia do campo da precipitação média diária apresentava valores negativos de -4 a -2 mm/dia; e a anomalia do campo da temperatura média mensal do ar apresentava valores negativos superiores a -0,8 °C.
Precipitação
O valor mais elevado dos totais mensais de precipitação foi registado na estação do Nordeste (111,5 mm), e o valor mais baixo em Santa Maria (33,7 mm). Conclui-se ainda que janeiro foi um mês seco nas ilha das Flores, Pico, Faial, Terceira, S. Miguel e Santa Maria.
Temperatura do ar
O valor da temperatura média do ar variou entre 13,6°C (Nordeste) e 15,3°C (Corvo). A temperatura mínima mais baixa foi 6,6°C (Graciosa) e máxima mais alta foi 19,8°C (Ponta Delgada/Obs e Nordeste).
A temperatura da água do mar à superfície nos Açores apresentava valores médios entre 15 e 16°C nos grupos Ocidental e Central e entre 16 e 17°C no Oriental, tendo-se verificado anomalias negativas até -0,8 °C.
Estado do mar
O estado do mar caracterizou-se em média por ondas N de 3 m no grupo Ocidental e, de 2 a 3 m de NW no Central e de W no Oriental.
Vento
A circulação média de larga escala na região dos Açores foi em geral bonançosa a moderada de sul nos grupos Ocidental e Central, tendo sido fraca no Oriental.
Radiação global
A percentagem da irradiação global mensal relativa-mente ao valor esperado no topo da atmosfera apresentou cerca de 50% na Horta, Graciosa e Corvo, 48% no Pico e 46% em Santa Maria.
O mês de janeiro de 2023 foi considerado o 3º mais quente na Europa e o 7º no Globo.
Janeiro de 2023 foi o 3º mais quente da Europa de sempre. O valor médio da temperatura média foi 2.64 °C superior ao valor normal 1981-2010.
Grande parte da Europa teve temperaturas do ar acima da média. As regiões dos Bálcãs, da Europa Oriental, da Finlândia, do noroeste da Rússia e da região registaram temperaturas muito acima da média. Em contraste, registaram-se temperaturas mensais inferiores à média em alguns locais da Península Ibérica, na Groenlândia, na Islândia e no norte da Rússia (Fig. 1).
A nível global, janeiro foi 0.44 °C mais quente do que a média de 1981-2010, correspondendo ao 7º janeiro mais quente, a par com 2018 e 2021.
Em relação à precipitação na Europa, em janeiro, verificaram-se condições mais humidas que o normal em grande parte da Europa, em particular no norte da Península Ibérica, Itália e dos Bálcãs ao norte até à Escandinávia. Por outro lado verificaram-se condições mais secas que o normal no leste da Espanha, Turquia e na região do Mar Negro, bem como partes do noroeste da Rússia.
Em Portugal continental o mês de janeiro de 2023 classificou-se como quente em relação à temperatura do ar e normal em relação à precipitação (Fig. 2).
No mês de janeiro, em Portugal continental, o valor médio da temperatura média do ar foi 9.14 °C, 0.33 °C acima do valor normal.
O valor médio da temperatura máxima do ar, 13.84 °C, foi +0.75 °C superior à normal; o valor da temperatura mínima do ar, 4.45 °C foi muito próximo do valor normal (-0.09 °C).
Durante o mês verificou-se alguma variabilidade dos valores de temperatura do ar, sendo de salientar valores de temperatura quase sempre acima da normal mensal no período de 7 a 17 e nos dias 20 e 21, com dias e noite quentes para a época. A partir do dia 22, registou-se uma descida acentuada da temperatura em especial da mínima, com ocorrência de noites frias; o valor médio da temperatura minima nos dias 26, 30 e 31 foi inferior a 0 °C.
Em relação à precipitação, o mês de janeiro foi normal, com um total de precipitação de 104.1 mm que corresponde a 89 % do valor normal.
Durante o mês de salientar os episódios de precipitação que se verificaram nos dias 1, 7 e 8 e 16 e 17, com ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes forte, em especial nas regiões do Norte e Centro do território.
De acordo com o índice de seca PDSI, apenas as regiões do Baixo Alentejo e Algarve se encontram na situação de seca fraca, área que registou um ligeiro aumento.
08 de fevereiro de 2023 - Atualização de informação
No dia 6 de fevereiro 2023 ocorreram dois grandes sismos que atingiram a região entre a Turquia e a Síria.
O primeiro, às 01:17 UTC, com magnitude Mw7,8 [Mw- magnitude momento], ocorreu a cerca de 30 km de Gaziantep ( latitude 37,174°N e longitude de 37,032°E), a uma profundidade de 18 km. Este sismo localiza-se na região de intersecção de duas falhas transformantes, a Falha do Mar Morto, orientada norte-sul a nordeste-sudoeste, e a Falha Este Anatólia, orientada este-oeste. A primeira separa as placas Áfricana e Eurásia da Arábia (Ásia) e a segunda estabelece o limite sul da placa Anatólia (Turquia). Estas duas falhas intersectam-se formando um ponto triplo na superfície da Terra, neste caso um ponto triplo do tipo T-T-T (transformante-transformante-transformante).
Cerca de 9 horas depois, às 10:24 UTC, ocorreu um segundo sismo de magnitude Mw7,5 (latitude de 38,024°N e longitude 37,203°E) na Falha Este Anatólia, a 4 km sudeste da cidade de Ekinözü, e a cerca de 90 km a norte do primeiro evento, com uma profundidade de 10 km. Dado que as duas falhas são estruturas tectónicas diferentes, bem identificadas e muito antigas, o segundo sismo não se considera uma simples réplica do primeiro, mas um novo grande sismo provavelmente resultante do ajuste de forças resultante da libertação de energia e deformação do primeiro. A placa Anatólia (Turquia) é um bloco de crosta continental cuja movimentação é no sentido oeste, uma expulsão resultante da compressão geral de direção norte-sul da região.
Ambos os sismos tiveram um mecanismo de desligamento e de acordo com United States Geological Survey (USGS), o comprimento da ruptura é aproximadamente de 190 km e 120 km para os dois eventos, respetivamente. Ambos os sismos foram sentidos com uma intensidade máxima de IX (USGS), o que representa um nível de vibração classificado como violento com danos potenciais muito significativos.
O sismo Mw7,8 gerou um tsunami pequeno que foi registado nos marégrafos de Iskenderun e Erdemli na Turquia com uma amplitude máxima da onda de 17 cm. Foi disseminado um alerta de tsunami para toda a bacia Mediterrânica, que terminou passado 2horas do tempo de chegada das ondas.
O número de réplicas com magnitude acima de Mw6 foram 3 e ocorreram todas no dia 6 de fevereiro. Até hoje foram registados 753 eventos de menor magnitude, das quais 57 foram registadas pela rede sísmica do IPMA. De acordo com o catálogo EMSC-CSEM, ocorreram 31 sismos com magnitudes no intervalo [5.0, 5.9]. Segundo os media foram reportados pelo menos 8,574 mortos na Turquia, e 2,530 na Síria.
06 de fevereiro de 2023 - Informação preliminar
Um forte sismo de magnitude 7,8 [MW- magnitude momento] ocorreu em 2023-02-06 às 01:17 UTC na Turquia, a cerca de 35 km da cidade de Gaziantep, com uma profundidade superficial de 18 Km e a 86,4 km da costa.
De acordo com a modelação feita pelo United States Geological Survey (USGS), a ruptura teve uma extensão aproximada de 200 km.
Este sismo foi sentido com uma intensidade máxima de IX (USGS), o que representa um nível de vibração classificado como violento com danos potenciais muito significativos. De acordo com os relatos dos media este sismo provocou danos elevados e vítimas na Turquia e na Síria. O número de mortos na Turquia já ultrapassa os 830, e pelo menos 130 edifícios altos colapsaram em Gaziantep. Este sismo gerou um tsunami muito pequeno que foi registado nos marégrafos de Iskenderun e Erdemli na Turquia com uma amplitude máxima da onda de 20 cm.
O sismo foi seguido de várias réplicas, incluindo uma de magnitude Mw 6,7 (às 01:28 UTC) e a última de magnitude Mw 7.5 às 10:24 UTC junto à cidade de Ekinözü na Turquia.
Informação Meteorológica |
Comunicado válido entre 2023-02-07 14:59 e 2023-02-09 14:59 |
Titulo: Mudança do estado do tempo |
O estado do tempo no território do continente será condicionado até dia 9, por uma região depressionária complexa, com um núcleo centrado a sudoeste do Algarve, e outro, pouco cavado, sobre o norte da Península Ibérica, em deslocamento rápido para oeste, com expressão em altitude. Assim, prevê-se ocorrência de precipitação até meio da tarde de dia 9, em especial na região Sul, que até final da manhã de dia 8, será sob a forma de neve nas regiões Norte e Centro, acima de 600/800 metros de altitude, podendo descer aos 400/600 metros no extremo norte durante a noite de dia 8, altura em que há possibilidade de queda de neve na serra de S. Mamede. Em particular no Alentejo e Algarve, a precipitação poderá ser localmente intensa e ocasionalmente acompanhada de trovoadas e queda de granizo (aviso amarelo emitido). A partir de dia 9, prevê-se um aumento da agitação marítima na costa sul do Algarve - ondas de sueste com 1,5 a 2,5 metros, a aumentar gradualmente para 2,5 a 3,5 metros. Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/ http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/ http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/ |
Data de Edição: Ter, 07 Fev 2023 14:59:08 |
Informação Meteorológica |
Comunicado válido entre 2023-02-06 17:36 e 2023-02-07 23:59 |
Titulo: Depressão ISAACK não afetará Portugal Continental |
No seguimento dos critérios de emissão estabelecidos para a nomeação de tempestades na época 2022-2023, foi atribuído pela AEMET (Serviço Meteorológico Espanhol) o nome ISAACK a uma depressão que se encontrava centrada em 40°N 05°E às 09UTC do dia 6 de fevereiro, com um mínimo de pressão atmosférica de 1018hPa. Esta depressão está no Mar Mediterrâneo, centrada sobre as ilhas Baleares, afetando essencialmente este arquipélago e a parte leste de Espanha, não tendo influência no estado do tempo em Portugal Continental nos próximos dias. Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/ http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/ http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/ |
Data de Edição: Seg, 06 Fev 2023 17:36:37 |
Informação Meteorológica |
Comunicado válido entre 2023-02-06 17:36 e 2023-02-07 23:59 |
Titulo: Depressão ISAACK não afetará Portugal Continental |
No seguimento dos critérios de emissão estabelecidos para a nomeação de tempestades na época 2022-2023, foi atribuído pela AEMET (Serviço Meteorológico Espanhol) o nome ISAACK a uma depressão que se encontrava centrada em 40°N 05°E às 09UTC do dia 6 de fevereiro, com um mínimo de pressão atmosférica de 1018hPa. Esta depressão está no Mar Mediterrâneo, centrada sobre as ilhas Baleares, afetando essencialmente este arquipélago e a parte leste de Espanha, não tendo influência no estado do tempo em Portugal Continental nos próximos dias. Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/ http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/ http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/ |
Data de Edição: Seg, 06 Fev 2023 17:36:37 |
Informação Sismológica |
Titulo: Aviso de Sismo Sentido no Continente 21-01-2023 21:59 |
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 21-01-2023 pelas 21:59 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.1 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 30 km a Sul-Sudeste de V.R.Sto António. Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Tavira e Vila Real de Santo António (Faro). Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados. A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de proteção civil. Toda e qualquer utilização do conteúdo deste comunicado deverá sempre fazer referência à fonte. |
Data de Edição: Sáb, 21 Jan 2023 22:28:28 |
Um forte sismo de magnitude 7,8 [MW- magnitude momento] ocorreu em 2023-02-06 às 01:17 UTC na Turquia, a cerca de 35 km da cidade de Gaziantep, com uma profundidade superficial de 18 Km e a 86,4 km da costa.
De acordo com a modelação feita pelo United States Geological Survey (USGS), a ruptura teve uma extensão aproximada de 200 km.
Este sismo foi sentido com uma intensidade máxima de IX (USGS), o que representa um nível de vibração classificado como violento com danos potenciais muito significativos. De acordo com os relatos dos media este sismo provocou danos elevados e vítimas na Turquia e na Síria. O número de mortos na Turquia já ultrapassa os 830, e pelo menos 130 edifícios altos colapsaram em Gaziantep. Este sismo gerou um tsunami muito pequeno que foi registado nos marégrafos de Iskenderun e Erdemli na Turquia com uma amplitude máxima da onda de 20 cm.
O sismo foi seguido de várias réplicas, incluindo uma de magnitude Mw 6,7 (às 01:28 UTC) e a última de magnitude Mw 7.5 às 10:24 UTC junto à cidade de Ekinözü na Turquia.