Portugal NáuticoPortugal Náutico

Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 ... 10
1
Meteorologia / [IPMA] Workshop Previsão Climática
« Última mensagem por Informadora em Ontem às 15:56:03 »
Workshop Previsão Climática

O 3º Workshop "Operational Climate Prediction” (OCP-3), da Organização Meteorológica Mundial (OMM/WMO), decorreu na sede do IPMA, em Lisboa, nos dias 20 a 22 de setembro de 2022. As Equipas de Peritos (ET-CSISO e ET-OCPS) das Comissões Técnicas da OMM/WMO reuniram nos dias 19 e 23.



O evento contou com a presença de quase uma centena de peritos e investigadores, provenientes dos Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais (SMHN), dos Centros Globais de Previsão Operacional da OMM (WMO-GPCs), das universidades e centros de investigação de todo o mundo.



Na sessão de abertura, presidida pelo Dr Ricardo Deus do IPMA, o Doutor Caio Coelho, Presidente do Comité Organizador, agradeceu a disponibilidade e amabilidade do IPMA para ser anfitrião de um evento trienal de grande importância para as comunidades científica, técnica e de utilizadores de previsão climática de todo o mundo. O Presidente do IPMA, Professor Doutor Miguel Miranda, saudou os organizadores e todos os participantes, e salientou a relevância crescente da previsão de longo prazo para os diversos setores económicos, incluindo em aspetos chave nos dias de hoje como a gestão da água ou as energias renováveis.



Das sessões e grupos de trabalho resultaram várias recomendações, de que se destacam:



       
  • Melhorar a compreensão dos mecanismos e fontes de predictabilidade;

  •    
  • Assegurar que os Centros Regionais de Clima (RCCs) tem acesso à informação dos Centros de Previsão Global da OMM (GPCs);

  •    
  • Facilitar o acesso à informação entre as comunidades operacional e científica;

  •    
  • Procurar dar resposta às necessidades dos utilizadores, incluindo com produtos de previsão mais específicos e que também resolvam à ocorrência crescente de extremos climáticos;

  •    
  • Avaliar a eficácia do processo de previsão da escala global à escala regional e aos produtos de âmbito nacional.

  •    
  • Comunicar de forma mais clara as virtudes e limitações da previsão probabilística de longo prazo, abordando a incerteza inerente.

                                                                                                                                                      


A sessão de encerramento contou com a presença do Doutor Rupa Kumar Kolli e do Doutor Arun Kumar, Presidentes das Equipas de Peritos da OMM/WMO ET-CSISO e ET-OCPS, respetivamente; com o Doutor William Merryfield, Presidente do Grupo de Trabalho em Previsão Sub-sazonal a Interdecadal (WGSIP) do World Climate Research Programme (WCRP), e com a Doutora Isabel Trigo  em representação do IPMA.



Mais informações ficam disponíveis na página web do workshop OCP-3, incluindo as apresentações realizadas ao longo dos três dias.





Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2022-09-27 09:00:00
2
Notícias / [NoticiasMar] Portugal assume vigilância e inspeção no mar
« Última mensagem por Informadora em Setembro 26, 2022, 19:55:04 »
Portugal assume vigilância e inspeção no mar

22 dgrA DGRM - Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, iniciou a 9 de setembro, uma missão com um navio da Marinha Portuguesa, NRP SETÚBAL, com uma equipa de inspeção de pescas composta por quatro Inspetores de Pescas da União (DGRM), um coordenador da EFCA, um da ANP/Estónia e dois da ANP/Portugal.





Fonte: www.noticiasdomar.pt
Publicada na fonte em: 2022-09-26 18:01:41
3
Notícias / [NoticiasMar] Marina de Vilamoura eleita Melhor Marina Internacional em 2022
« Última mensagem por Informadora em Setembro 26, 2022, 19:55:03 »
Marina de Vilamoura eleita Melhor Marina Internacional em 2022

22 vilamouraA Marina de Vilamoura alcançou recentemente o prémio de Melhor Marina Internacional, atribuída pela The Yatch Harbour Association. Os vencedores das várias categorias foram conhecidos no Southampton International Boat Show 2022, que decorreu até ao dia 25 de setembro na Marina de Southampton, Inglaterra.





Fonte: www.noticiasdomar.pt
Publicada na fonte em: 2022-09-26 18:00:08
4
Notícias / [NoticiasMar] Azores Big Game Fishing 2022 “Carlos Palhinha”
« Última mensagem por Informadora em Setembro 26, 2022, 19:55:03 »
Azores Big Game Fishing 2022 “Carlos Palhinha”

22 pescaDe 9 a 14 de setembro decorreu a prova de pesca desportiva, Azores Big Game Fishing. Após um interregno de 3 anos o Clube Naval de Ponta Delgada, em parceria com a Associação Açoreana de Pesca, levou a cabo a organização da competição, tentando também honrar a memória do antigo sócio do Clube e um dos impulsionadores do evento, Carlos Palhinha, que faleceu no ano passado.





Fonte: www.noticiasdomar.pt
Publicada na fonte em: 2022-09-21 01:00:00
5
"Fórum Oceano: Atlântico, um bem comum, visões partilhadas franco-portuguesas” decorre na FCUL

mar 3 hpNos dias 26 e 27 de setembro decorre na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa) o “Fórum Oceano: Atlântico, um bem comum, visões partilhadas franco-portuguesas”, uma iniciativa organizada pelo Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), conduzida no âmbito da Temporada Portugal-França (TPF) 2022.





Fonte: www.noticiasdomar.pt
Publicada na fonte em: 2022-09-26 17:41:58
6
Meteorologia / [IPMA] Campanha Flemish Cap 2022
« Última mensagem por Informadora em Setembro 26, 2022, 13:30:03 »
Campanha Flemish Cap 2022

A campanha de investigação “Flemish Cap” decorreu entre 4 de Julho e 25 de Agosto de 2022, a bordo do navio oceanográfico Vizconde de Eza.


O Flemish Cap localiza-se no Atlântico Noroeste, a leste de St. John's, Terra Nova e Labrador. Esta campanha é realizada anualmente desde 1988. Esta sua 35ª edição, resulta da colaboração entre Instituto Español de Oceanografia (IEO), Instituto de Investigaciones Mariñas (IIM-CSIC) e IPMA.


A campanha faz parte do Quadro de Recolha de Dados da União Europeia, no âmbito da Política Comum de Pescas. O objetivo da campanha é conhecer o estado das populações das espécies marinhas, nomeadamente a sua abundância, biomassa e estrutura demográfica, assim como as condições oceanográficas da zona.


Esta informação é utilizada na avaliação dos recursos pesqueiros da zona (especialmente para os que estão sob moratória de pesca, e para aqueles para os quais não há informação proveniente da amostragem de observadores científicos a bordo da frota comercial) e na gestão baseada no ecossistema.


Esta campanha representa a maior fonte de dados independentes da pesca na área. Os dados obtidos são apresentados anualmente na reunião do Conselho Científico da NAFO, e são utilizados para aconselhamento científico à Comissão de Pesca da NAFO.







 

 



 





Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2022-09-26 09:00:00
7
Meteorologia / [IPMA] Boletim Climatológico dos Açores
« Última mensagem por Informadora em Setembro 26, 2022, 12:29:03 »
Boletim Climatológico dos Açores

Foi publicado recentemente o Boletim Climatológico de agosto de 2022 da Região Autónoma (RA) dos Açores.



Resumo

No mês de agosto , a anomalia do campo médio da pressão atmosférica à superfície na região dos Açores apresentava valores negativos superiores a -1,2 hPa. A anomalia do campo da precipitação média diária apresentava valores positivos inferiores a 2 mm/dia, enquanto a anomalia do campo da temperatura média mensal do ar apresentava valores negativos superiores -0,8°C no grupo Oriental e positivos entre 0,8 e 1,6 °C nos Central e Ocidental.



Os desvios da precipitação total observados nas estações do Corvo, Pico, Horta/Obs e Angra do Heroísmo/Obs ficaram acima dos quartos quintis das respetivas distribuições, significando que agosto foi um mês muito chuvoso nestas estações. Também os desvios da temperatura média do ar observados nas estações das Flores, Corvo, Horta/Obs e Graciosa foram superiores a um desvio padrão das respetivas distribuições, podendo-se dizer que agosto foi um mês quente nestas estações. Na estação do Corvo a temperatura mínima diária do ar foi sempre superior a 20°C; na Horta/Obs houve mais de 28 dias com temperatura mínima diária igual ou superior a 20°C.





Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2022-09-26 09:00:00
8
Meteorologia / [IPMA] TEMPESTADE TROPICAL GASTON - AÇORES - COMUNICADO Nº7
« Última mensagem por Informadora em Setembro 24, 2022, 14:45:02 »
TEMPESTADE TROPICAL GASTON - AÇORES - COMUNICADO Nº7

                                         
Informação  Meteorológica
Comunicado válido entre 2022-09-24 12:22 e 2022-09-25 22:00

Titulo: TEMPESTADE TROPICAL GASTON - AÇORES - COMUNICADO Nº7

Às 09:00UTC (hora dos Açores) de hoje, sábado dia 24 de setembro, o centro da tempestade tropical GASTON localizava-se a aproximadamente 130 km a oeste (W) da ilha do Faial, com uma pressão mínima no seu centro de 999 hPa e com uma velocidade de deslocamento de 15km/h para oés-sudoeste (WSW). Durante o dia de hoje, é esperado um enfraquecimento deste sistema meteorológico, tornando-se em ciclone extratropical.
Prevê-se para o dia de hoje uma alteração na trajectória para oeste (W), continuando a afastar-se do Grupo Central, provando assim uma melhoria gradual do estado do tempo nestas ilhas. No seu deslocamento para oeste (W) deverá passar a sul do Grupo Ocidental, prevendo-se a partir da tarde de hoje (dia 24) até ao final da manhã de domingo (dia 25), precipitação por vezes FORTE e rajadas até 90 km/h nas ilhas de Flores e Corvo.
Devido à incerteza relativamente à trajectória do ciclone tropical, sugere-se o acompanhamento da previsão.
REGISTO DAS PRINCIPAIS OBSERVAÇÕES METEOROLÓGICAS:
Precipitação:
Ilha do Pico: 62,4 milímetros (mm) acumulados em 6 horas até às 05:00UTC de hoje (dia 24);
Ilha da Graciosa: 43,6 milímetros (mm) acumulados em 6 horas até á 01:00UTC de hoje (dia 24);
Rajadas:
Ilha das Flores (Fajã Grande): Rajada na ordem dos 100 km/h às 08:00UTC de hoje (dia 24).
[Este comunicado será actualizado caso se justifique].
Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação meteorológica através da página do IPMA (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).

Data de Edição: Sáb, 24 Set 2022 12:22:35




Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2022-09-24 12:22:35
9
Meteorologia / [IPMA] TEMPESTADE TROPICAL GASTON - AÇORES - COMUNICADO Nº6
« Última mensagem por Informadora em Setembro 24, 2022, 14:45:02 »
TEMPESTADE TROPICAL GASTON - AÇORES - COMUNICADO Nº6

                                         
Informação  Meteorológica
Comunicado válido entre 2022-09-23 11:54 e 2022-09-24 18:00

Titulo: TEMPESTADE TROPICAL GASTON - AÇORES - COMUNICADO Nº6

Às 09:00UTC (hora dos Açores) de hoje, sexta-feira dia 23 de setembro, o centro da tempestade tropical GASTON localizava-se a aproximadamente 174 km a norte/nordeste (N/NE) da ilha do Corvo, com uma pressão mínima no seu centro de 999 hPa e com uma velocidade de deslocamento de 15km/h para és-sueste (ESE).
A previsão da trajetória indica que a tempestade tropical GASTON, ao longo do dia de hoje, fará uma inflexão para sudoeste (SW). O centro da tempestade deverá atravessar o arquipélago entre as ilhas dos Grupos Ocidental e Central provocando assim um aumento da intensidade do vento, com rajadas na ordem dos 90 km/h no Grupo Ocidental e na ordem dos 100 km/h no Grupo Central, e da agitação marítima. Embora seja esperada precipitação por vezes FORTE em todo o Arquipélago, prevê-se que no Grupo Central seja mais intensa e com maiores valores acumulados. Espera-se que, entre a noite de sexta-feira a madrugada e manhã de sábado (dias 23 e 24) seja o momento em que o estado do tempo seja mais severo.
Devido à incerteza relativamente à trajetória do ciclone tropical, sugere-se o acompanhamento da previsão.
[Novo comunicado será emitido dia 24 de setembro às 12h00 (Hora local dos Açores)].
Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação meteorológica através da página do IPMA (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).

Data de Edição: Sex, 23 Set 2022 11:54:07




Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2022-09-23 11:54:07
10
Meteorologia / [IPMA] Tempestade Tropical Gaston
« Última mensagem por Informadora em Setembro 23, 2022, 19:26:03 »
Tempestade Tropical Gaston

Desde o final da manhã que é visível a estrutura central da tempestade tropical Gaston nas imagens do radar de Santa Bárbara, instalado na ilha Terceira/Açores.


A animação (11:30 – 15:00 UTC) do campo da refletividade associada à precipitação, revela a presença de diversas bandas de precipitação, típicas deste tipo de sistema. O radar tem vindo a permitir o acompanhamento próximo e vigilância desta tempestade tropical.


O grupo Central dos Açores encontra-se sob aviso vermelho de precipitação entre as 21h UTC do dia 23 de setembro e as 15h do dia 24 de setembro.


Devido à incerteza relativamente à trajetória do ciclone tropical, sugere-se o acompanhamento da previsão.





Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2022-09-23 11:00:00
Páginas: [1] 2 3 ... 10