Portugal NáuticoPortugal Náutico

Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 ... 10
1
Ex-Bispo de Pemba afirma terem sido do Governo de Maputo as ameaças de morte recebidas

Numa entrevista ao La Republica, o ex-Bispo de Pemba, D. Luiz Lisboa declarou, referindo-se ao Governo de Maputo: «Recebi primeiro ameaças de expulsão, depois de apreensão de documentos e no final de morte», o que corrobora os comentários de Jorge Silva respeitante aos possíveis interesses internos envolvidos no conflito de Cabo Delgado, como aqui se recorda, para além de se olhar de novo também para a dimensão marítima do conflito. 


O post Ex-Bispo de Pemba afirma terem sido do Governo de Maputo as ameaças de morte recebidas aparece primeiro no Jornal da Economia do Mar.





Fonte: www.jornaldaeconomiadomar.com
Publicada na fonte em: 2021-04-14 00:49:04
2
Meteorologia / [IPMA] Projeto sobre Cetáceos na Costa Ibérica
« Última mensagem por Informadora em Ontem às 17:05:02 »
Projeto sobre Cetáceos na Costa Ibérica

Portugal, Espanha e França iniciaram, no início de Março de 2021, um projeto para desenvolver uma estratégia coordenada de avaliação, monitorização e mitigação de impactos da pesca em cetáceos, na sub-região do Golfo da Biscaia e da Costa Ibérica.


Ao longo de dois anos este projeto aprofundará o conhecimento científico sobre a distribuição, habitat, abundância, características demográficas, taxas de mortalidade e impacto da pesca em cetáceos no Golfo da Biscaia e Costa Ibérica e avaliará a eficácia de medidas de mitigação, no sentido de alcançar o bom estado ambiental (BEA) no âmbito da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM).


Entre as espécies prioritárias do projeto encontram-se o golfinho-comum (Delphinus delphis), o boto (Phocoena phocoena), o roaz (Tursiops truncatus), a orca (Orcinus orca), a baleia-comum (Balaenoptera physalus), a baleia-anã (Balaenoptera acutorostrata) e o zífio (Ziphius cavirostris).


Esta iniciativa, coordenada pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC - Espanha), tem como objetivo reforçar a colaboração e a investigação científica entre os três países para avaliar o estado das populações de cetáceos e reduzir as suas capturas acidentais. Entre as ações a ser desenvolvidas até 2023, serão identificadas e propostas medidas técnicas tendo em vista a redução destas capturas.


O projeto CetAMBICion envolve 15 parceiros de administrações públicas e de organismos públicos de investigação e de conservação, em colaboração com o setor pesqueiro e Organizações Não Governamentais de Ambiente (ONGAs).


Portugal participa no projeto através do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), da Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), e da Universidade do Algarve (UAlg).


Dada a sua missão o IPMA irá participar em diversas tarefas. Pelo seu papel no âmbito da DQEM o IPMA irá participar especialmente na definição de indicadores e estratégias para avaliação de cetáceos. E pelo seu papel no quadro para a recolha de dados, o IPMA irá participar também especialmente na determinação de impactos da pesca sobre cetáceos, sobretudo com base em dados de capturas acidentais recolhidos por observadores científicos a bordo de embarcações de pesca (Programa Nacional de Amostragem Biológica-PNAB).


Além dos parceiros portugueses, Espanha participa no projeto através da entidade coordenadora (CSIC), da Fundação AZTI (AZTI), Fundação Biodiversidade (FB), Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO), da Secretaria Geral da Pesca (SGP) e da Secretaria do Estado do Meio Ambiente (SEMA). França é representada pelos parceiros do Ministério da Transição Ecológica (MTE), da Universidade de La Rochelle (LRUniv) e do Gabinete Francês da Biodiversidade (OFP).


O projeto enquadra-se na convocatória DG ENV/MSFD 2020 (DQEM) da Comissão Europeia, e desenvolve-se em consonância com os requisitos da Diretiva Habitats e da Política Comum das Pescas.


As atividades previstas serão desenvolvidas em estreita colaboração com o sector pesqueiro.





Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2021-04-13 09:00:00
3
Notícias / [EconomiaMar] Portugal fitando a Europa de costas para o Atlântico
« Última mensagem por Informadora em Abril 12, 2021, 03:18:16 »
Portugal fitando a Europa de costas para o Atlântico

«Estamos aqui, de costas para a Europa, braços erguidos, fitando o Atlântico e saudando abstractamente o infinito», escrevia Fernando Pessoa na sua Ode Triunfal, mas hoje a situação afigura-se exactamente inversa, estarmos «de braços caídos, costas voltadas ao Atlântico, a despedirmo-nos do Mar, fitando a ainda Europa, sim, mas simplesmente já tão somente espera, muito finita e concretamente, dos euros que esperamos vermos a todo o momento chegar»…


O post Portugal fitando a Europa de costas para o Atlântico aparece primeiro no Jornal da Economia do Mar.





Fonte: www.jornaldaeconomiadomar.com
Publicada na fonte em: 2021-04-12 02:36:05
4
Notícias / [EconomiaMar] A tríplice coroa do oceano
« Última mensagem por Informadora em Abril 12, 2021, 03:18:12 »
A tríplice coroa do oceano

Um estudo realizado pela organização ambiental Pristine Seas e que foi recentemente publicado na revista científica Nature refere que, se houvesse uma real protecção e sustentabilidade rigorosa dos oceanos, a humanidade poderia alcançar, como se diz no “futebolês”, a tríplice coroa, ou seja, conseguiria combater os três principais problemas que hoje vivemos: perda de biodiversidade, mudança climática e escassez de alimentos.


O post A tríplice coroa do oceano aparece primeiro no Jornal da Economia do Mar.





Fonte: www.jornaldaeconomiadomar.com
Publicada na fonte em: 2021-04-12 02:30:50
5
Meteorologia / [IPMA] Mês de março | Quente e muito seco em Portugal
« Última mensagem por Informadora em Abril 09, 2021, 12:07:02 »
Mês de março | Quente e muito seco em Portugal

A temperatura média no globo em março de 2021 foi 0.2 °C superior à média de 1991-2020. Foi o 8 º valor mais alto para o mês de março; os sete marços mais quentes ocorreram já depois de 2010.

Na Europa a o valor médio da temperatura média do ar foi próximo do valor médio.



Em Portugal continental o mês de março, classificou-se como quente e muito seco (Fig. 1).



O valor médio de temperatura média do ar, 12.57 °C, foi 0.66 °C superior ao valor normal 1971-2000.

O valor médio de temperatura máxima do ar foi +1.65 °C superior à normal, sendo o 5º maior valor desde 2000; o valor médio de temperatura mínima do ar foi -0.34 °C inferior ao valor normal.



De destacar ao longo do mês valores de temperatura máxima superiores à normal mensal entre 14 e 18 e a partir de dia 22, sendo de realçar os dias 28 e 31 com desvios > +6 °C.

No dia 31 foram ultrapassados os maiores valores de temperatura máxima em algumas estações meteorológicas, sendo de destacar Elvas (30.1 °C) e Aveiro (29.8 °C), estações com séries longas, desde 1941 e 1981, respetivamente.



O valor médio da quantidade de precipitação em março, 15.3 mm, foi muito inferior ao valor normal 1971-2000 e corresponde a apenas 25 %.



De acordo com o índice PDSI no final de março algumas regiões do território voltaram a estar na classe de seca fraca (vale do Douro, vale do Tejo, Alentejo e Algarve).

A distribuição percentual por classes do índice PDSI no território é a seguinte: 0.6 % chuva fraca, 81.3 % normal e 18.1 % seca fraca.


Este documento trata-se de um resumo climatológico, para conhecer o  boletim climatológico deste mês com a informação completa, aguarde até à  sua publicação e colocação no link: https://bit.ly/3p0J104





Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2021-04-09 09:01:00
6
Mestrado da Nova em Direito e Economia do Mar atinge de novo 4º Lugar à escala mundial

O Mestrado da Nova Law School, como agora é designada, voltou a ser classificado em quarto lugar à escala mundial, sendo apenas ultrapassado pelos seus equivalentes ministrados numa Universidade de Roterdão, uma outra Universidade da Austrália e uma Universidade da Dinamarca ligada à Maersk, a maior empresa do mundo na área do Shipping e que é também muito mais do que isso.


O post Mestrado da Nova em Direito e Economia do Mar atinge de novo 4º Lugar à escala mundial aparece primeiro no Jornal da Economia do Mar.





Fonte: www.jornaldaeconomiadomar.com
Publicada na fonte em: 2021-04-09 01:05:18
7
Bandeira Azul não se aplica apenas às praias mas também a Marinas e Marítimo-Turística

Embora associemos sempre a Bandeira Azul às praias, a preocupação da respectiva Fundação no que respeita à preservação do Ambiente, boa Conservação dos Oceanos, preservação dos Ecosistemas e Biodiversidade, vai mais além, distinguindo e aplicando-se igualmente em relação a Marinas e empresas Marítimo-Turísticas, recorrendo a critérios exigentes e nem sempre fáceis de cumprir, como nos expõe a sua Coordenadora Nacional, Catarina Gonçalves.


O post Bandeira Azul não se aplica apenas às praias mas também a Marinas e Marítimo-Turística aparece primeiro no Jornal da Economia do Mar.





Fonte: www.jornaldaeconomiadomar.com
Publicada na fonte em: 2021-04-09 01:04:13
8
Africa Sessions debate amanhã a dramática situação vivida em Cabo Delgado

Como se sabe, e muito em particular quem tem seguido os comentários de Jorge Silva no Jornal da Economia do Mar, a situação em Cabo Delgado tem vindo, infelizmente, a agravar-se e a degradar-se tão rápida quanto dramaticamente nas últimas semanas, não deixando assim de ser da máxima importância a sessão de amanhã do Africa Sessions exactamente dedicada ao tema.


O post Africa Sessions debate amanhã a dramática situação vivida em Cabo Delgado aparece primeiro no Jornal da Economia do Mar.





Fonte: www.jornaldaeconomiadomar.com
Publicada na fonte em: 2021-04-09 01:03:21
9
Notícias / [NoticiasMar] Este Ano Haverá Boat Show em Vilamoura de 6 a 14 de Junho
« Última mensagem por Informadora em Abril 08, 2021, 13:56:03 »
Este Ano Haverá Boat Show em Vilamoura de 6 a 14 de Junho

2 vilamouraA Marina de Vilamoura, volta a organizar o Marina de Vilamoura International Boat Show, entre os dias 6 a 14 de Junho, o qual vai reunir as principais empresas do sector da náutica de recreio.





Fonte: www.noticiasdomar.pt
Publicada na fonte em: 2021-04-06 01:00:00
10
Notícias / [NoticiasMar] NovosYamaha Hight Power F200 e F150
« Última mensagem por Informadora em Abril 08, 2021, 13:56:03 »
NovosYamaha Hight Power F200 e F150

12 yahamaA Yamaha Motor inclui novas opções de estilo premium nos icónicos motores marine High Power de 200 hp e 150 hp.





Fonte: www.noticiasdomar.pt
Publicada na fonte em: 2021-04-06 01:00:00
Páginas: [1] 2 3 ... 10