Satélite Meteorológico 3ª GeraçãoFoi ontem, 4 de maio, divulgada a primeira imagem do mais recente satélite, o "MTG-I1", da EUMETSAT, a agência europeia de satélites para monitorização meteorológica, de clima e do meio ambiente a partir do espaço.
O Meteosat de 3ª Geração (MTG-I1), foi lançado a 13 de dezembro de 2022 e mostra agora, com um grau de detalhe nunca antes visto, as condições meteorológicas na Europa, África e Atlântico. A imagem foi obtida pelo instrumento "Flexible Combined Imager" do satélite às 11:50 UTC, de dia 18 de março de 2023.
As primeiras imagens agora divulgadas que este satélite pode produzir mostram que as expectativas depositadas no sistema MTG foram fundamentadas, e que se anuncia uma nova era na previsão de eventos climáticos severos! Com esta tecnologia será possível obter imagens de alta resolução, com maior rapidez e maior frequência da atmosfera terrestre, em especial monitorizar incêndios florestais, massas de ar húmidas (nevoeiros por exemplo) e microfisica de nuvens. Vai agora ser possível um grau de detalhe espacial sobre a Europa e África apenas permitidos por satélites de órbita polar e que fornecem apenas duas passagens por dia (sendo que a partir do momento em que o MTG-I1 estiver totalmente operacional teremos um nível de detalhe semelhante a cada 10 min).
O MTG-I1 e toda a infraestrutura terrestre associada para processar as imagens estão em fase de testes, calibração e validação, processo que decorrerá até o final de 2023.
O Estado português, através do IPMA é membro da EUMETSAT, sendo o Instituto responsável por uma das suas Satellite Application Facilities (SAF), nomeadamente pelacomponente de produção de dados de vegetação, temperatura de superfícies continentais e fogos florestais.
Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2023-05-05 09:00:00