Portugal NáuticoPortugal Náutico

Mensagens recentes

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 10
11
Meteorologia / [IPMA] Missão TRIDENT
« Última mensagem por Informadora em Julho 05, 2024, 15:55:04 »
Missão TRIDENT

O Navio de Investigação Mário Ruivo do IPMA regressou, a 3 de julho, a Lisboa, após a conclusão da missão TRIDENT. O IPMA coordenou esta missão internacional com sucesso, tendo esta sido a mais longa missão dos últimos anos com o Navio de Investigação Mário Ruivo.


A missão TRIDENT decorreu entre os dias 13 e 30 de junho, numa área marinha cerca de 500 km a sul do arquipélago das Canárias. Esta missão internacional, cujo responsável científico é o Doutor Pedro Terrinha do IPMA, contou com 24 investigadores de cinco instituições europeias: o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), o IPMA, a Universidade de Cork (UCC), na Irlanda, o Centro de Investigação Tecnológica da Universidade do Algarve (CINTAL) e o Instituto Geológico e Mineiro de Espanha (IGME-CSIC).


O projeto TRIDENT é coordenado pelo INESC TEC e tem financiamento europeu, através do Programa Horizonte Europa, de cerca de 16 milhões de euros, reunindo 25 instituições públicas e privadas, entre as quais seis portuguesas.


Nesta missão foram adquiridos dados que permitem um melhor conhecimento das características oceanográficas locais, da morfologia e natureza do fundo do mar, da biologia do fundo marinho, da velocidade das correntes oceânicas, contribuindo para a monitorização de longo prazo das propriedades da água próxima do fundo do mar, bem como da biogeoquímica dos sedimentos do fundo. Para este efeito foram usados equipamentos operados a bordo do Navio, amarrações fixas e derivantes com hidrofones para escuta de ruído ambiental, estações de monitorização automatizadas e equipamentos autónomos robotizados de mapeamento submarino.





Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2024-07-05 09:00:00
12
Notícias / [EconomiaMar] Dos Desafios Estratégicos Actuais
« Última mensagem por Informadora em Julho 05, 2024, 02:45:12 »
Dos Desafios Estratégicos Actuais

Se a China já ultrapassa os Estados Unidos no número de patentes registadas, algo está a mudar realmente num mundo em que, da disputa por recursos de origem marinha à entrada numa nova era de escassez alimentar e à iminência de uma guerra aberta entre as grandes potências, crescentes são também os desafios para uma nação em tão paradoxal condição como Portugal, ou seja, com tão escassa dimensão de poder económico e militar quanto decisiva posição geoestratégica no Atlântico.



Fonte: www.jornaldaeconomiadomar.com
Publicada na fonte em: 2024-07-05 01:57:30
13
Meteorologia / [IPMA] Encerramento do projeto Educoast
« Última mensagem por Informadora em Julho 03, 2024, 16:08:03 »
Encerramento do projeto Educoast

O Projeto EDUCOAST, promovido pelo IPMA e financiado pelas EEA Grants, fez a sua Sessão de Encerramento no passado dia 26 de junho de 2024, com apresentações sobre os resultados do projeto no Centro de Ciência Viva de Tavira, seguido de uma visita à Estação do IPMA em Tavira e uma saída de campo à Ria Formosa, no sapal adjacente à Estação.



A sessão de abertura contou com a participação da Dra. Maria Ana Martins, Vogal do Conselho Diretivo do IPMA, Dra. Sandra Silva, Diretora de Serviços de Programas e Financiamentos da DGPM (Operador do programa de financiamento), Dra. Sónia Pires, Vereadora da Câmara Municipal de Tavira, e Professor Doutor Francisco Fatela, em representação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.



O projeto superou largamente as expetativas iniciais. Em 2 anos alcançou um total de 2275 pessoas, desde alunos do ensino básico e secundário, alunos do ensino universitário e politécnico, professores, e profissionais do setor marítimo-turístico. O projeto promoveu ações de formação e divulgação na área das Geociências Costeiras, usando a localização privilegiada do IPMA junto à Ria Formosa, como sala de aula e laboratório a céu aberto. As atividades assumiram uma forte componente prática, recorrendo a uma abordagem pedagógica baseada na natureza e na aprendizagem experimental, apostando em atividades “mãos na massa”, que não podem ser adquiridas no ambiente típico de sala de aula.



As ações de formação beneficiaram dos laboratórios da Estação do IPMA em Tavira que, através da coordenadora do Projeto, Doutora Teresa Drago, têm vindo a ser reequipados para estudos na área da geologia marinha. O projeto contou com uma equipa de especialistas nas ciências costeiras e marinhas, geólogos, biólogos e oceanógrafos, e promoveu a colaboração e parceria com universidades e centros de investigação de todo o país, escolas e associações. Para além do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (promotor), são parceiros neste projeto a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. e o Centro de Ciência Viva de Tavira.



O projeto EDUCOAST foi financiado pelo Programa Crescimento Azul das EEA Grants ao abrigo da Call #5 – Educação, que permitiu a implementação das várias ações de formação,  assegurando as despesas relacionadas com a frequência dos formandos, incluindo participantes de um dos países doadores, a Noruega.



Parabéns a toda equipa e parceiros que muito se dedicaram ao projeto!





Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2024-07-03 09:00:00
14
Aviso de Sismo Sentido no Arquipélago dos Açores  03-07-2024  12:01

                                       
Informação  Sismológica
Titulo: Aviso de Sismo Sentido no Arquipélago dos Açores  03-07-2024  12:01

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 03-07-2024 pelas 12:01 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 2.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 4 km a Este-Nordeste de Sta Bárbara (Terceira).
Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na freguesia de Cinco Ribeiras [Terceira].
Foi ainda sentido com menor intensidade nas freguesias de Santa Luzia e São Bartolomeu de Regatos [Terceira].

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de proteção civil. Toda e qualquer utilização do conteúdo deste comunicado deverá sempre fazer referência à fonte.

Data de Edição: Qua, 03 Jul 2024 12:20:44




Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2024-07-03 12:20:44
15
Aviso de Sismo Sentido no Arquipélago dos Açores  03-07-2024  11:28

                                       
Informação  Sismológica
Titulo: Aviso de Sismo Sentido no Arquipélago dos Açores  03-07-2024  11:28

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 03-07-2024 pelas 11:28 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 2.6 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 4 km a Este-Sudeste da Serreta (Terceira).
Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) na freguesia de São Bartolomeu de Regatos [Terceira].
Foi ainda sentido com menor intensidade na freguesia de Nossa Senhora da Conceição [Terceira].

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de proteção civil. Toda e qualquer utilização do conteúdo deste comunicado deverá sempre fazer referência à fonte.

Data de Edição: Qua, 03 Jul 2024 11:46:53




Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2024-07-03 11:46:53
16
Meteorologia / [IPMA] VI Simpósio Ecologia Reprodutiva
« Última mensagem por Informadora em Julho 03, 2024, 13:05:03 »
VI Simpósio Ecologia Reprodutiva

O VI Simpósio Ibero-Americano de Ecologia Reprodutiva, Recrutamento e Pesca (VI SIBECORP) terá lugar em Lisboa (Portugal), no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA-Algés) entre 11 e 15 de novembro de 2024.


O VI SIBECORP é organizado pelo IPMA, I.P e pelo Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO-CSIC), com o apoio da Rede Ibero-americana de Pesquisa para o Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros (INVIPESCA).


O SIBECORP é já um dos fóruns de discussão científica mais importantes de promoção e aplicação da abordagem ecossistémica na avaliação das pescarias ibero-americanas. Durante cinco dias uma centena de investigadores e estudantes das ciências marinhas e pesqueiras irão estar no IPMA para assistir às palestras, cursos e workshops que fazem parte da agenda do VI SIBECORP.

Consideramos que é de grande interesse poder contar com a participação de todos os que trabalham ou daqueles que têm interesse nesta área e esperamos que a participação e contribuições dos investigadores/estudantes sejam um ativo valioso para o sucesso do evento.


Enviar email para formalizar a intenção da sua candidatura para: sibecorp6@gmail.com


Atenção: As inscrições foram estendidas até 30 de julho.


Apoio do Projeto: MAR-014.7.2-FEAMPA-00001





Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2024-07-03 09:00:00
17
Aviso de Sismo Sentido no Arquipélago dos Açores  03-07-2024  11:28

                                       
Informação  Sismológica
Titulo: Aviso de Sismo Sentido no Arquipélago dos Açores  03-07-2024  11:28

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 03-07-2024 pelas 11:28 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 2.6 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 4 km a Este-Sudeste da Serreta (Terceira).
Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) na freguesia de São Bartolomeu de Regatos [Terceira].
Foi ainda sentido com menor intensidade na freguesia de Nossa Senhora da Conceição [Terceira].

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de proteção civil. Toda e qualquer utilização do conteúdo deste comunicado deverá sempre fazer referência à fonte.

Data de Edição: Qua, 03 Jul 2024 11:46:53




Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2024-07-03 11:46:53
18
Aviso de Sismo Sentido no Arquipélago dos Açores  02-07-2024  18:42

                                       
Informação  Sismológica
Titulo: Aviso de Sismo Sentido no Arquipélago dos Açores  02-07-2024  18:42

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 02-07-2024 pelas 18:42 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 2.5 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 4 km a Nordeste de Sta Bárbara (Terceira).
Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na freguesia de Terra Chã [Terceira].
.
Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de proteção civil. Toda e qualquer utilização do conteúdo deste comunicado deverá sempre fazer referência à fonte.

Data de Edição: Ter, 02 Jul 2024 19:17:07




Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2024-07-02 19:17:07
19
Notícias / [EconomiaMar] Plano de Acção do Governo para o Mar
« Última mensagem por Informadora em Julho 03, 2024, 02:58:07 »
Plano de Acção do Governo para o Mar

Reactivação da CIAM (Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar) e da Conta Satélite do Mar, são duas das mais importantes medidas reveladas por Lídia Bulcão, Secretária de Estado do Mar, naquela que foi a primeira apresentação do que se poderá designar como o Plano de Acção do Governo para o Mar _ sem esquecer, entre outros importantes temas, igualmente a finalização do Plano de Situação e Ordenamento do Espaço Marítimo ou a continuidade do investimento no desenvolvimento dos sistemas de energia em mar aberto.



Fonte: www.jornaldaeconomiadomar.com
Publicada na fonte em: 2024-07-03 02:08:57
20
Aviso de Sismo Sentido no Arquipélago dos Açores  02-07-2024  18:42

                                       
Informação  Sismológica
Titulo: Aviso de Sismo Sentido no Arquipélago dos Açores  02-07-2024  18:42

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 02-07-2024 pelas 18:42 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 2.5 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 4 km a Nordeste de Sta Bárbara (Terceira).
Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na freguesia de Terra Chã [Terceira].
.
Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de proteção civil. Toda e qualquer utilização do conteúdo deste comunicado deverá sempre fazer referência à fonte.

Data de Edição: Ter, 02 Jul 2024 19:17:07




Fonte: www.ipma.pt
Publicada na fonte em: 2024-07-02 19:17:07
Páginas: 1 [2] 3 4 ... 10